O PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO, O SETOR PRIVADO NA BAHIA E A LUTA SINDICAL: NOTAS NECESSÁRIAS
Publicado em 17.01.2023 17:03:39

O PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO E O SETOR PRIVADO: NOTAS NECESSÁRIAS

Professoras e Professores,

no dia 16 de janeiro, o Ministro da Educação, Camilo Santana, assinou Portaria que eleva o Piso Nacional do Magistério Público dos atuais R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55, num reajuste de cerca de 15%. Fazendo uma conta pouco precisa, porque há outros fatores, é possível dizer que o valor da hora-aula do magistério público nacional na Educação Básica, por 180 horas mensais, passa a ser de R$ 24,56.

Na canção de nome “Fora da ordem”, Caetano Veloso diz que “aqui tudo parece que ainda é construção e já é ruína”. Saudamos, neste momento, a elevação e a própria existência do piso nacional do magistério público – é algo muito positivo, considerando as circunstâncias históricas –, mas, ao mesmo tempo, é revelador da nossa tragédia. Pouco menos de R$ 4,5 mil Reais para a grandeza, a importância social e estratégica do trabalho docente, é muito pouco e muito aquém do que se poderia chamar de justo, algo que seria de 4 a 5 vezes este valor, ou tal como algumas carreiras de Estado, com vencimentos acima dos R$ 30 Mil mensais.

Infelizmente, no Brasil e em outros muitos lugares, nos acostumamos com a ideia de que há categorias “ungidas” com toda pompa e benesses, para as quais não vemos, como sociedade, problema em custarem o custam, ganharem o que ganham, como se fossem “escolhidos”, mas aceitamos a ideia de que a docência é um sacerdócio que a tudo deve se submeter em nome da sua missão. Nada mais anacrônico, enganador, perverso e sabotador do progresso social ao mesmo tempo.

No entanto, mais que fazer essas breves observações, cabe registrar a tragédia do setor privado, em especial na Bahia, e apontar questões que carecem de debate e ação. Para isto, algumas notas necessárias.

***

Leia a Nota completa e os seis pontos de destaque para conhecimento, reflexão e debate, CLICANDO AQUI, ou no link disponível na árvore de links (linktr.ee/sinproba) em nossa bio (perfil) do Instagram (@sinprobahia).

DIRETORIA COLEGIADA
SINPRO-BA