ENSINO SUPERIOR: ASSINADA A CCT 2021-2023
Publicado em 09.02.2022 23:31:03

Atenção, Professoras e Professores do Ensino Superior Privado na Bahia.

Na última segunda-feira, o SINPRO-BA assinou, com o SEMESB-ABAMES, a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, que vigerá até o final de agosto de 2023.

Tratou-se de um processo muito difícil e longo, iniciado em maio de 2021, quando o SINPRO-BA convocou a primeira Assembleia para iniciar o debate com a categoria, sua preparação e mobilização.

Foram convocadas NOVE Assembleias e Reuniões (28/05, 16/06, 14/07, 18/08, 06/10, 23/10, 06/11, 27/11 e 22/12 de 2021), num processo altamente democrático e que visava exatamente ampliar sobremaneira a participação docente, dando força ao movimento. As Assembleias foram virtuais, o que traria o aspecto positivo da possibilidade de participação da categoria a partir de todos os cantos da Bahia.

No entanto, apesar dos esforços de comunicação – via site, redes sociais e participações quinzenais no Programa do Trabalhador (Rádio Metrópole) -, houve pouquíssima adesão.
Concomitantemente, o SINPRO-BA foi procurado por coletivos de professores de algumas faculdades para prestar-lhes apoio e fazer os enfrentamentos necessários para cuidar das mesmas questões: não pagamento de salários de diversos meses, 13º, férias e não recolhimento de FGTS e INSS.

Nas reuniões e assembleias para tratar de problemas específicos de algumas Instituições de Ensino Superior, sempre um bom público, mas mesmo com os chamamentos do SINPRO-BA para que estes coletivos estivessem nas Assembleias para tratar das questões gerais de uma categoria que por 4 anos não teve reajuste de salários, pouca adesão.

Lutamos com os poucos e bravos até o fim. Muitas lições a tirar, sobretudo a de que não se faz movimento sindical sem participação da base, pois é ela que confere força à luta e é capaz de virar, em seu favor, uma mesa de negociação.

Em agosto de 2022 discutiremos o Aditivo à CCT ora assinada, para tratar de reajuste. É FUNDAMENTAL A PARTICIPAÇÃO DA CATEGORIA, EM MASSA, PARA QUE ALCANCEMOS RESULTADOS MELHORES.

Seguimos na luta em defesa da nossa categoria e reafirmamos que ela deve contar com o SINPRO-BA, atuando no dia a dia, somando esforços ao Sindicato, atendendo aos chamamentos e participando das mobilizações, sindicalizando-se e contribuindo para a continuidade da entidade sindical, que já enfrenta dificuldades.

Nos próximos dias, publicaremos a íntegra da CCT assinada.

DIRETORIA COLEGIADA – SINPRO-BA