Apresentação

RESULTADO DA ASSEMBLEIA DO DIA 1º DE JUNHO DE 2021 – EDUCAÇÃO BÁSICA
Publicado em 01.06.2021 22:23:39

Em assembleia ocorrida no dia 1º de junho de 2021, Professoras e Professores no Estado da Bahia discutiram e deliberaram sobre a situação do retorno às aulas presenciais ou semipresenciais nas escolas.

Compreendendo que a situação relativa à pandemia não melhorou, levando em conta as declarações das autoridades públicas sobre os riscos de uma piora iminente nos casos de Covid-19 e nas internações em Salvador e na Bahia, bem como ante o fato de que a ocupação de UTIs – critério utilizado pelos governos estadual e municipal – tem ficado acima de 80% ao longo das últimas semanas, a categoria compreendeu que não há elementos concretos que sirvam para sustentar a retomada das aulas como algo seguro.
No entanto, apesar de mantida a decisão pelo não retorno, a categoria decidiu retirar, momentaneamente, o indicativo de greve.

Decidiu, também, a categoria, que é preciso discutir as questões relativas à data-base 2021, já que o SINPRO-BA apresentou ao SINEPE-BA, desde dezembro de 2020, uma pauta em que, dentre outras questões, se colocava a necessidade de estabelecer o reajuste à categoria, cuja última aplicação foi em maio de 2019, não tendo havido no ano de 2020 e sem definição para o ano de 2021.

A data-base da categoria é o dia 1º de maio, mas o patronal, até o momento, indicou que não haverá reajuste, desconsiderando que a própria categoria decidiu não discutir reajuste em 2020, deixando para depois do mês de maio, diante do início recente da crise gerada pela Covid-19, como forma de colaborar com as escolas.

No entanto, a categoria trabalhou de modo muito mais intenso em 2020 e segue da mesma forma em 2021, sendo que a maior parte sofreu com reduções de salário ou suspensões de contratos, assim como fazendo investimentos do próprio bolso em equipamentos e serviços para conseguir dar aulas remotas, como compra de celulares e computadores, equipamentos para iluminação e sonorização, assim como aquisição ou melhoria nos pacotes de dados (internet).

As perdas geradas pela inflação acumulada no período são grandes e as escolas majoraram suas mensalidades, tanto em 2020 quanto em 2021, mas sem qualquer repasse aos salários dos educadores, que estão trabalhando por muito mais do que as horas contratadas e pagas pelas escolas.

A próxima assembleia será no dia 9 de junho de 2021, às 17 horas.

DIRETORIA COLEGIADA

SINPRO-BA