Apresentação

Nº de crianças entre 0 e 3 anos na ed. infantil dobra em 10 anos
Publicado em 28.11.2012 12:48:26

Análise feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mostram que o percentual de crianças de 0 a 3 anos que frequentam escolas de educação infantil mais que dobrou em 10 anos. Em 2001, a taxa de escolarização dessas crianças era de 10,6% e passou para 20,8% em 2011.

Também houve elevação no percentual de crianças entre 4 e 5 anos de idade na educação infantil, que passou de 55% em 2001 para 77,4% em 2011. No entanto, se comparado com outros países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil apresenta uma proporção de crianças de 4 anos na educação infantil aquém da média geral.

Enquanto no País a média de crianças com esta idade que estão matrículas em instituições de ensino é de 55,2%, no Reino Unido, Alemanha, Japão Itália, México, entre outros, o percentual é superior a 95%.

Na análise, o IBGE destacou dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que ressaltam a importância da educação infantil no desempenho dos estudantes. De acordo com o Pisa, jovens de 15 anos que frequentaram alguma escola em idade pré-escolar obtiveram desempenhos melhores que aqueles que não o fizeram. “Isso ilustra a importância na ampliação do acesso à educação infantil”, diz o IBGE no estudo publicado nesta quarta-feira.

População Brasileira

Fonte: Portal Terra