Publicado em 11.05.2016 8:06:01

Foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia, na última quarta-feira, 4, o Plano Estadual de Educação da Bahia 2016 – 2026, elaborado pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia, do qual o Sinpro/BA faz parte.

A votação, bem como o debate no dia anterior, se deu em um ambiente hostil por uma parte dos deputados, numa atmosfera carregada de referências religiosas em defesa da retirada das expressões sobre gênero e sexualidade.

Em defesa da aprovação do texto original do PEE, o Sinpro-BA esteve presente na Alba junto aos seus pares, companheiras e companheiros do FEE, dos movimentos sociais, dos grupos de pesquisadores universitários, da Defensoria Pública, do Ministério Público, de Secretários Municipais de Educação, do Conselho Estadual de Educação, de estudantes, dentre outros.

O Plano Estadual de Educação foi aprovado, mas os votos de onze deputados e deputadas não foram suficientes para barrar a emenda apresentada pelas lideranças retrógradas na qual se retirava a expressão gênero, sexualidade, identidade de gênero e orientação sexual, localizadas em estratégias das Metas 2, 3 e 15. A referência para que a discussão de gênero possa ter guarida nos currículos escolares está, agora, em ações dos Conselhos de Educação.

Diante disso, o Sinpro-BA comemora a aprovação do PEE, mas insiste que se fará necessário o monitoramento e a mobilização em busca da real democratização da Educação na Bahia.

Leia também o texto do Professor Nildon Pitombo, Coordenador do Fórum Estadual de Educação AQUI

Diretoria Colegiada Sinpro-BA