Apresentação

Sinpro/BA comenta tema da Redação do ENEM/2015
Publicado em 26.10.2015 23:26:15

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, em 2015, versou sobre a persistência da violência contra a mulher. Ao longo da tarde e da noite de domingo (25 de outubro de 2015) proliferaram nas redes sociais e em diversos sites manifestações acerca do tema, algumas acidamente críticas.

Em 2015, o Brasil figura em 7° lugar no ranking mundial de violência contra a mulher. Ou seja, somos o sétimo país a produzir mais violência contra a mulher. Estamos falando de dados atuais e atualizados, infelizmente.

Sobre a Bahia, pesquisa feita pelo IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas -, em 2013, informa que o estado é o 2° em violência contra a mulher, atrás do Espírito Santo apenas. A Bahia está acima da média do Nordeste e do Brasil no número de casos registrados.

Também na Bahia, seguindo orientação nacional, foi implantada a Ronda Maria da Penha – desdobramento da Lei Maria da Penha, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em 2006 -, esquadrão especial da Polícia Militar para dar conta das crescentes denúncias de violência contra a mulher, como projeto piloto, em 2014. Não se trata portanto, de inclinação político-ideológica, trata-se de compreensão da realidade, de percepção de que a violência contra a mulher é crescente e faz parte de uma triste realidade.

O SINPRO-BA entende que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – foi muito feliz ao escolher como tema da redação do ENEM-2015 algo tão infeliz. Mais que isso, o SINPRO-BA entende que não se trata de um tema feminista, mas um tema que diz respeito à construção da cidadania, em seu sentido pleno e plural, e que somente o exaustivo e amadurecido debate sobre o tema pode conduzir nossa sociedade a superar as dores do passado/presente e a construir um futuro efetivamente melhor, mais justo e mais digno para as mulheres e para todos.
Diretoria Colegiada Sinpro-BA