NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA CONTRA OS/AS PROFESSORES/AS DO PARANÁ
Publicado em 30.04.2015 14:57:49

O Sinpro-Ba repudia a violência praticada, no último dia 29, contra as professoras e os professores paranaenses. Cerca de 200 trabalhadores/as, por ordem do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foram reprimidos violentamente quando protestavam contra o Projeto de Lei 252/15, que altera as regras de custeio da previdência do estado e coloca em risco a aposentadoria não só da categoria, mas de todos os servidores públicos do Paraná.

Por determinação da Justiça, a pedido do governador, os professores, que ocupavam as ruas desde segunda-feira (27), foram proibidos de entrar na Assembleia Legislativa para acompanhar a votação do PL, mas permaneceram em protesto do lado de fora. Policiais militares reagiram com balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e jatos d’água. Na tentativa de evitar o conflito, os parlamentares da oposição solicitaram que a votação fosse adiada, mas a base de apoio do governo não atendeu e o projeto foi aprovado por 31 votos favoráveis contra 20 da oposição.

Em defesa da educação, das conquistas dos trabalhadores e da democracia, o Sinpro-Ba lamenta a truculência do governador, do secretário de segurança pública e da polícia militar do Paraná e presta toda solidariedade aos companheiros e companheiras que resistiram de forma brava e pacífica.

Diretoria Colegiada Sinpro-Ba