Apresentação

Sinpro-Ba em defesa da Educação Infantil no V Encontro do Proinfância Bahia
Publicado em 25.04.2015 8:57:15

Na última semana, o Sinpro-Ba, por meio da diretora Heloisa Monteiro, integrou a mesa de discussões do V Encontro Estadual do Proinfância Bahia MEC/UFBA e do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) – Educação Infantil na Bahia: ações e compromissos necessários. Na ocasião, a professora, também membro do Fórum, foi aplaudida pelo público que lotou o Salão Nobre da Reitoria da UFBA, ao falar em defesa da educação pública e laica de qualidade para todos e da atuação do Sindicato na luta em defesa da categoria. “Não é possível falar sobre os direitos das crianças sem a valorização dos professores. Assim, brigamos para que os docentes da Educação Infantil tenham direitos assegurados”, afirmou.

A iniciativa, coordenada pela professora Marlene dos Santos (UFBA/FBEI), repercutiu os resultados da pesquisa Educação Infantil no estado da Bahia, 2013-2014 e resultou na elaboração de uma Carta Compromisso do V Encontro Estadual do Proinfância Bahia MEC-UFBA e na moção de apoio à continuidade do projeto.
Durante o evento, que contou com a participação de representantes de entidades de classe, da sociedade civil e do poder público, nas esferas municipal e estadual, o Ministério Público da Bahia defendeu que as crianças têm que encontrar um ambiente acolhedor na Educação Infantil e que a sociedade não deve ter receio de procurar o Ministério Público para que o promotor possa entender as dificuldades vivenciadas.

A importância de que todos os municípios possam ter o Fórum de Educação Infantil, de forma a aproximar o trabalho entre as seções, foi destacada por Nildon Pitombo, coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia. De acordo com ele, dados mostram que 34.400 crianças estão fora da escola na Bahia, destas, 55% são da raça negra e 69% oriundas de famílias cuja renda mensal chega até ½ salário mínimo.

Confira a cobertura completa do evento em: https://blogproinfanciabahia.wordpress.com/v-encontro-estadual/.