Apresentação

O 20 de Novembro e a luta pela igualdade de oportunidades
Publicado em 19.11.2014 16:56:55

A Semana da Consciência Negra nos demonstra o quão importante é nos aprofundarmos nas reflexões e nas buscas de soluções para a ainda trágica concentração de renda e riqueza na sociedade brasileira.

A política de cotas, tanto nas universidades públicas quanto nos serviços públicos, visa quebrar as disparidades existentes entre brancos e negros no que concerne à formação educacional superior e a pouca presença dos negros em postos de comando nas altas burocracias estatais.

A democracia plena pressupõe que haja uma verdadeira igualdade de oportunidades para todas e todos.

Sem isso, continuarão as discriminações enviesadas, sendo relegados aos pobres, e principalmente aos afrodescendentes, um hercúleo esforço de ascensão social ou os bafejos da sorte.

O Prouni tem aumentado significativamente o número de alunos oriundos das camadas populares aos bancos universitários. Iniciativa ainda do governo Lula, o programa vem sendo expandido, e muito, na gestão da presidenta Dilma.

Claro que ações desta magnitude encontram severas resistências nos setores elitistas da sociedade. Não custa nada lembrar que o Brasil foi o último país a decretar o fim da chaga da escravidão. As forças democráticas e populares sempre se bateram pelo fim da cultura da exclusão.

Muito tem sido feito nos últimos anos para se tentar erradicar a miséria e a pobreza do panorama social brasileiro. Não tem sido fácil, pois a prática do individualismo e do patrimonialismo está muito arraigada nos setores dominantes pátrios.

Os esforços dos movimentos sociais e, em especial a luta dos movimentos negros, têm conseguido impulsionar essas reivindicações mais do que justas. Mais do que necessárias!

*Alberto Cantalice é vice-presidente do Partido dos Trabalhadores

Foto de capa: Arquivo Agência Brasil

Revista Fórum