Câmara discute criação do Dia Internacional do Direito à Verdade
Publicado em 04.12.2012 17:28:04

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara debateu nesta quarta-feira (5), proposta de incluir, no calendário nacional de datas comemorativas, o dia internacional do direito à verdade sobre graves violações aos direitos humanos e da dignidade das vítimas. A criação da data está prevista em resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2010.

O texto propõe que a data seja comemorada em 24 de março. Foi nesse dia, em 1980, que o então arcebispo de El Salvador, Oscar Arnulfo Romero (foto), foi assassinado a tiros por esquadrões da extrema direita no país enquanto celebrava missa na capital salvadorenha. Naquele ano, o país vivia uma guerra civil, e Romero era crítico às violações dos direitos humanos praticadas pelo governo.

O debate, proposto pela deputada Luiz Erundina (PSB-SP), tem como convidados a representante do Comitê Memória, Verdade e Justiça Iara Xavier; a representante do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) Eliana Magalhães; o jornalista e ex-preso político Jarbas Marques;  a representante do Conselho Federal de Psicologia Yvone Duarte e o coordenador da Plataforma Dhesca Brasil, José Moroni.

Também foram convidados para o debate a representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos Joisiane Gamba; o representante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Egon Heck; a representante do Conselho Federal do Serviço Social, Raimunda Nonata Ferreira; e um representante da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

Fonte: Agência Câmara