Notícias

Plano de prevenção à violência contra a juventude negra chegará a mais cinco estados
Publicado em 27.11.2012 16:01:47

Implementado inicialmente em Alagoas, o Plano de Prevenção à  Violência contra a Juventude Negra será expandido, no primeiro semestre  de 2013, para mais cinco unidades federativas: Paraíba, Espírito Santo,  Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Sul. O plano tem ações para  reduzir a vulnerabilidade dos jovens negros em situações de violência e  começou a ser implementado em setembro deste ano nas cidades de Maceió,  Marechal Deodoro e Arapiraca.

As ações do plano, conhecido por Juventude Viva, foram discutidas  hoje (27) em reunião com a participação de representantes do governo e  da sociedade civil. A vulnerabilidade da juventude negra foi evidenciada  por meio de dados que mostram que os homicídios são hoje a principal  causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem  especialmente negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas  metropolitanas dos centros urbanos. Dados do Ministério da Saúde  mostram que 53,3% das 49,9 mil vítimas de homicídios em 2010 no Brasil  eram jovens, dos quais 76,6% pretos e pardos e 91,3% do sexo masculino.

Lutar contra essa realidade é o que busca Rúbia do Nascimento, da  Rede de Jovens do Nordeste. “A juventude negra vem sendo exterminada,  violentada, mas a juventude negra é guerreira, forte, sobrevivente e  carente de atenção de políticas públicas. Não somos o futuro, somos o  hoje, e queremos agora”, disse ao participar do evento.

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade  Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse que  o governo busca sensibilizar a  sociedade para que haja a percepção sobre a desproporção numérica entre  as mortes de jovens negros e de jovens brancos. “Em primeiro lugar, se  percebe que existe na sociedade como um todo um desconhecimento muito  grande dessa questão. Não se percebe a desproporção do número de mortes  de jovens negros ante jovens de outros grupos”, observou.

Antes de expandir o plano para outros estados, a meta é ampliar a  adesão dos jovens alagoanos. Para isso, a Secretaria Nacional de  Juventude lança este mês uma campanha publicitária no estado para  divulgar as ações e programas oferecidos pelo Juventude Viva. Alagoas  foi o estado escolhido para abrigar as primeiras iniciativas pelo alto  índice de violência registrado contra a juventude negra.

O plano do governo federal reúne ações para reduzir a  vulnerabilidade dos jovens em situações de violência criando  oportunidades que garantam a inclusão social e a autonomia e serviços  públicos em territórios que concentram altos índices de homicídios.  Outro eixo de atuação do plano é o enfrentamento do racismo com  sensibilização de agentes públicos para a questão. “Nosso plano tem como  missão promover os valores da igualdade e não da discriminação, o  enfrentamento ao racismo, o respeito à vida, aos direitos da nossa  juventude. É um esforço inédito para enfrentar a violência”, disse o  ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Por Yara Aquino (Repórter da Agência Brasil)