Ministério da Cultura lança editais para produtores e criadores negros
Publicado em 28.11.2012 15:55:59

No dia em que se  comemora o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11), o Ministério da  Cultura (MinC) lançou editais voltados aos produtores e criadores  negros, em cerimônia no Museu Afro Brasil, no  Ibirapuera, em São Paulo.

A  ação afirmativa está amparada no Plano Nacional de Cultura, no Estatuto  da Igualdade Racial, em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e  mais ações do governo federal na instituição de cotas. O  foco das ações é estabelecer novo paradigma em todas as linguagens  apoiadas pelo MinC, com a participação efetiva da população negra, que  representa 52% dos brasileiros, de acordo com levantamento do Instituto  Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As comemorações  também incluem programação no Parque do Ibirapuera, a partir das 10h,  com diversas atrações e shows organizados pela Fundação Cultural  Palmares (FCP). Os editais O  Ministério da Cultura lança os editais por meio da Fundação Biblioteca  Nacional (FBN), Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Secretaria do  Audiovisual (SAv), uma parceria entre a Palmares e Secretaria de  Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR). Com  os editais, espera-se formar novos escritores, elevar o número de  pesquisadores negros e de publicações de autores negros, incentivar  pontos de leitura de cultura negra em todo o país. Também premiar curtas  dirigidos ou produzidos por jovens negros, na faixa de 18 a 29 anos.  Investir em criação, produção e fazer com que artistas e produtores  negros ocupem palcos, teatros, ruas, escolas e galerias de arte de todo o  país.

BPN