ATENÇÃO! ENSINO SUPERIOR DATA BASE 2014
Publicado em 09.04.2014 11:35:25

ATENÇÃO PROFESSORES(AS) DO ENSINO SUPERIOR

A Data Base do Ensino Superior Privado é 1º de março. Como manda o rito estatuário, realizamos assembleia para aprovação da Pauta de Reivindicações, no mês de dezembro de 2013. No dia 09.01.2014, encaminhamos docume
nto ao Sindicato dos Estabelecimentos Ensino da Bahia (SINEPE), apresentando a referida pauta e sugerindo como data para a realização da primeira reunião negocial 10.02.2014. No entanto, a instituição patronal recebeu o documento, mas não nos deu um retorno quanto ao agendamento de data.

Desta maneira, reiteramos o pedido de reunião, sugerindo o dia 24.02.2014. O SINEPE, porém, nos informou que, na ocasião, os diretores da Associação Baiana dos Mantenedores do Ensino Superior (ABAMES) já tinham compromisso e que não seria possível agendar uma nova data, fato ocorrido no dia 17.03.2014. Nesta data, a referida entidade também nos comunicou que não havia recebido o documento enviado pelo Sinpro, tampouco a pauta (anexa) com a antecedência necessária.

Diante dos fatos, concluímos que esse tipo de tratamento não só fere a dignidade dos professores e professoras do Ensino Superior, como também nos leva a perceber o descaso com que somos tratados. A forma com que a ABAMES tem respondido às nossas solicitações, nos faz pensar que a prioridade são os lucros acumulados, a partir da exploração do trabalho da classe docente.

Precisamos mudar essa lógica. O trabalhador passivo é a máxima de uma categoria sem avanços. Somos nós, os explorados, que por meio da relação capital versus trabalho, promovemos a riqueza dos grandes e pequenos proprietários desses estabelecimentos de ensino. Por esta razão, somos peças-chave nessa relação e devemos ter consciência disso, pois, só assim, conseguiremos reverter a lógica do jogo.

Há algo errado na educação privada no Brasil. Nós sabemos quais são os erros e não queremos e não vamos mais tropeçar nas mesmas questões.

Atenciosamente,

Diretoria Colegiada Sinpro-Ba