15 DE OUTUBRO – DIA DA/O PROFESSORA/PROFESSOR
Publicado em 14.10.2021 13:07:59

O dia 15 de outubro, no Brasil, é considerado o Dia da/o Professora/Professor, porque nesta data, no ano de 1827, o imperador D. Pedro I, por Decreto Imperial, criou o Ensino Elementar em nosso país, algo que até então não havia de modo obrigatório ou formal.

Porém, foi mais de um século depois, em 1948, em Santa Catarina, que Antonieta de Barros, jornalista, professora e deputada estadual – aliás, a primeira mulher negra eleita para exercer mandato como política no Brasil – criou a lei estadual que dedicava o dia 15 de outubro como dia de comemoração àquelas e aqueles que se dedicavam à docência, sendo feriado escolar a partir dali. (Quanto simbolismo para uma categoria majoritariamente feminina, num país marcado pela presença negra, com tudo isto se encontrando na luta pela educação, sobretudo em tempos tão estranhos como estes que vivemos!!!)

Em 1963, o Decreto Federal 52.682 nacionalizou a data comemorativa e o feriado escolar.

Na Bahia, a Convenção Coletiva de Trabalho da Educação Básica estabelece o dia 15 de outubro como dia não letivo, não podendo ter sua data modificada, garantindo que todas as professoras e professores tenham este dia como um dia de homenagens e de descanso.

Às nossas colegas e aos nossos colegas, às Professoras e aos Professores, nosso carinho, nosso respeito e nossa luta sempre!

FELIZ DIA DA/O PROFESSORA/PROFESSOR!!!

DIRETORIA COLEGIADA

SINPRO-BA