Apresentação

RESULTADO DA ASSEMBLEIA – 24 DE MAIO – EDUCAÇÃO BÁSICA
Publicado em 24.05.2021 22:31:30

Na assembleia de 24/05/21, educadores da rede particular de ensino na Bahia discutiram, refletiram, avaliaram e deliberaram sobre a situação do retorno às aulas semipresenciais, especialmente em Salvador.

Entre os pontos abordados, além da manutenção das deliberações da última assembleia (17/05/21), como o não retorno às atividades semipresenciais nas escolas até que toda a categoria esteja imunizada, os docentes discutiram sobre a possibilidade de deflagração de greve, com o intuito de preservar vidas em meio ao avanço da pandemia na Bahia como um todo.

A categoria considerou o fato de que desde o retorno semipresencial às escolas de Salvador – mesmo sem adesão total sequer das próprias escolas, muitas das quais alegando que entendiam, como nós, que o momento não era apropriado – houve vários casos de Covid-19 nas comunidades escolares. Professores, funcionários e um número significativo de estudantes têm sido diagnosticados com a doença, levando escolas a suspenderem aulas presenciais em diversos momentos.

Tudo isso revela que é ainda bastante inseguro o ambiente escolar. Mas, além disto, a observação do crescimento da doença na Bahia e em Salvador, o aumento da ocupação nas UTIs e as declarações do Governador e do Prefeito de que se atingiu um limite de possibilidades de ampliação do atendimento aos acometidos pela Covid-19 – o que pode indicar um quadro de colapso do sistema de saúde – fizeram com que o medo em relação à doença crescesse e a necessidade de sustentar o não retorno às escolas se tornasse um imperativo.

Para não deflagrar uma greve, o que interromperia todas as atividades pedagógicas, tomados pelo desejo exposto desde sempre de manter as atividades escolares de forma remota e segura, professoras e professores optaram por não deflagrar greve neste momento.

A categoria apela ao Governador e ao Prefeito de Salvador que suspendam as atividades escolares presenciais, num esforço que significará a preservação de vidas e da saúde de toda a comunidade escolar, porque esta categoria jamais pensou em si mesma, mas no bem da coletividade.

A responsabilidade é exclusivamente dos senhores!

Professores da rede particular de ensino na Bahia
SINPRO-BA